A taxa arrecadada para iluminação pública já é a mais cobrada nos municípios brasileiros, seguida pela taxa de lixo. Segundo dados divulgados pelo IBGE, 73% dos municípios brasileiros cobram a taxa de iluminação pública, que consiste em um valor fixo mensal cobrado na taxa de luz pelas administrações das cidades para os contribuintes, a iluminação pública é algo indispensável, mas gera um gasto público excessivo.
Uma ideia concreta desse gasto é exposta pelo comparativo de consumo entre as cidades Rio de Janeiro e Nova Iorque, a cidade carioca consome 60% mais em iluminação pública do que a norte-americana, embora a cidade tenha quase dois milhões a menos de habitantes do que a cidade de Nova Iorque. Um estudo recente afirma que a redução desse consumo poderia ser realizada se as lâmpadas da cidade fossem substituídas por iluminação LED, com essa substituição poderiam ser economizados 255 milhões de reais por ano e 110.000 toneladas de emissões de CO2.
A modernização da iluminação pública de substituição de lâmpadas comuns por tecnologia LED já vem sendo implementada na política de diversas cidades brasileiras e também em nível mundial, essa substituição gera uma economia imensa para os cofres públicos que com esse controle de gastos têm a oportunidade de investir também em outras melhorias para a população dessas cidades.
Com o investimento em tecnologia LED na iluminação pública além da economia gerada em custos, as cidades também ganham porque ficam com a aparência mais limpa e direta, torna o ambiente mais moderno e contribui na sensação de segurança e bem-estar da população. Saiba mais sobre a energia LED e conheça nossas luminárias com essa tecnologia que vão proporcionar economia de custos, modernização dos ambientes de sua cidade e vão contribuir na redução de emissões de gases poluentes.